Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Comparativo: Sedan médio ou Hatch médio ? Isofix x Elegantis

Tudo Azul ?

Classico? Moderno ? os modelos médios no Brasil representam uma nova cultura, e hoje vamos ver como culturas podem ser diferentes, a Lc motors sempre teve no Elegantis a segurança de um produto que enfrenta e muito bem os seus concorrentes, ou seja está bem colocada no disputado terreno dos sedans médios, um nicho muito, mas muito concorrido do mercado, já a Blekal tem no Isofix o seu pé direito na concorrida categoria dos hatchs médios, seguimento onde a Lc faz apenas sombra com o elegantis sportback, ambos tem cultura diferente, e alguns podem achar loucura o comparativo, mas os preços mostram que é possível ficar na duvida em que Azul levar pra casa. Foram para a pista Elegantis Limited 1.6TSi Flex ( 175-178cv) e Isofix Stylance 2.0 Shift7 ( 190cv), ambos custam R$ 80.990.00 e R$ 80.000,00 respectivamente, vamos aos números.


Desempenho e Consumo

Ele não é a versão esportiva e ainda queremos saber a receita da Blekal em conseguir arrancar 190cv do bloco 2.0 usado no Isofix, o motor que não conta com ajuda de uma turbina, tem 10cv a menos que o motor 2.0TSi da Lc motors e apenas 20cv a menos que o motor 2.0TFSI da Volks, ambos turbinados, a marca não divulgou dados do torque do modelo, mas percebe-se que a potência chega sim, mas a elevadas rotações por não contar com turbo, na pista de testes ele saiu na frente e se manteve do Elegantis, mas não muito o modelo da Lc motors vem equipado com o moderno bloco 1.616v TSi Flex que conta com 175 cavalos quando abastecido com gasolina e 178 quando abastecido com Etanol, o foco de todo sedan é conforto com pitadas de esportividade, o modelo consegue, com 27kgfm de torque, disponíveis em 85% já a 2500RPM e potência máxima na casa das 4.500RPM o modelo consegue bom pique mesmo diante do motor mais forte do Blekal, com uma marcha à mais, o Elegantis com o modo Ecoplay acionado obteve marcas de respeito na pista de testes, foram 12,9km/l no circuito urbano e 16,7km/l no rodoviário, o Blekal se mostrou eficiente, conseguiu médias de 12km/l e 15,8km/l, usando gasolina, com isso a disputa fica ainda mais racional e dependerá muito do foco do cliente.

Nota : Elegantis = 9,5 Isofix = 9,5

Prazer ao Dirigir:

Simples e rápido quem compra carros médios possuem perfis diferentes, os hatchs são preferência de pessoas mais novas uma média de pessoas entre os 25 e 39 anos e buscam prazer ao dirigir, se você é um deles, parabéns tome a mão do volante do Isofix e seja feliz, com comandos a mão e suspensão comunicativa o modelo agrada e muito a quem gosta de dirigir, mas se você tem queda por espaço generoso para o porta malas, gosta de sentir bem servido em viagens e mais que isso tem amor pelo conforto, evite andar no Elegantis, não pegue carona, não visite uma concessionária, apesar do publico alvo serem pessoas mais velhas, os sedans tem aberto o olhar de pessoas jovens que buscam conforto, e isso só se encontra no Elegantis, bancos de couro tão confortáveis quanto poltronas, regulagens milimétricas de banco e volante que dão ao modelo o melhor lugar para se estar, quer mais ? pise firme com o pé direito e selecione o modo sport e veja o pacato sedan subir giro como ninguém e cantar pneu em saídas de semáforo, além de ter mais porta malas o Elegantis apesar de não ter a tocada jovem do Isofix tem algo que apenas sedan podem transmitir, sensação ampliada de conforto, bem estar e status.

Nota : Elegantis = 10 Isofix = 9,5

Segurança:

Ambos veem recheados de Airbags, o Isofix vem de série com 8 na versão de entrada o Elegantis com 4, mas a medida que o nível de acabamento ( e preços) vai subindo o número de bolsar infláveis também, o Isofix fica com as 8, o Elegantis chega na casa dos 10, freios ABS, ESP, BAS e EBD os mesmos do Isofix só que batizados com outros nomes EBD, ESP/BAS/ACC/ ASR, a mais o Isofix trás o ACC e ASR que confesso não sei do que trata, o Elegantis conta então com o controle de estabilidade ( ESP) o controle anti capotamento (BAS) além da distribuição eletrônica da frenagem entre as rodas ( EBD), ambos são seguros, mas o Lc leva a melhor no número de bolsas infláveis.

Nota : Elegantis = 9,5 Isofix = 9,8

Equipamentos:

Nos equipamentos mais uma vez vemos que o nível é alto : Blekal MyConect- tela  sensível ao toque de 8,0 polegadas do outro lado Lc Mycar, com tela sensível ao toque de 7,0 polegadas, ambas possuem as mesmas funções, como por exemplo DVD e GPS, além de aceitar dispositivos móveis, porém a Lc sai na frente e conta com um disco rígido de 30GB capaz de armazenar não apenas musicas ou videos, mas também fotos e arquivos de diferentes formatos ( a central Mycar é uma parceria da Lc com a Microsoft) nos equipamentos temos vários itens interessantes, ambos presentes nos dois modelos, porém o Elegantis Limited 1.6TSi possui o Lc View que monitora em 360º os pontos cegos do modelo, emite alertas ao motorista nas mudanças de faixa, outro item não presente no blekal são os faróis direcionais que no Elegantis além de variarem de acordo com a curva ainda possuem variação em aclives e declives além de sensor de aproximação de outros carros que diminui o facho dos faróis, o isofix revida com aquecimento dos bancos ( algo não muito útil em um país tropical) os bancos do Elegantis não esquentam, mas sobem e descem eletricamente e contam ainda com memória de posição, bem como a coluna da direção, com regulagens elétricas em altura e profundidade, ambos servem bem a quem gosta de ter a sua disposição muitos itens tecnológicos.

Nota : Elegantis = 10 Isofix = 9,5

Preço:

Se você não for o Rei do Camarote e possui uma família e que costuma viajar com o porta malas cheio, a diferença de R$900 valerão a pena a compra do Elegantis e você sairá Feliz, é um carro superior a Civic e Corolla e com toda certeza bem mais equipado, contra o Isofix a compra é racional, vai do gosto do cliente, mas é óbvio que vale a analise, sedans costumam ser mais caros que os hatchs, basta olhar 308 e 408 e Focus sedan e hatch, onde o sedan na versão topo custa mais de 89mil e o hatch 87mil reais, ou seja o sedan do Isofix deve chegar no minimo 2mil reais mais caro que o Hatch, o que indica que o Elegantis em sua versão Top de linha está barato e vale a compra, econômico, bem equipado e valente, o Elegantis é a compra racional, agora a Emocional, essa não tem explicação.

Nota : Elegantis = 9,0 Isofix = 9,5

TOTAL

Lc Elegantis = 48

Blekal Isofix = 47,8

CONCLUSÃO:

Com um empate técnico a compra dos médios é quase que emocional, mas se o seu foco for a razão, nem a potência extra do modelo da Blekal vão lhe tirar o conforto e a suavidade do rodar do modelo Lc, e tudo isso por apenas R$900 a mais na conta, no mar dos carros pratos, a escolha por estes modelos, pode e vai deixar, tudo mais azul na vida dos compradores.

sábado, 25 de janeiro de 2014

comparativo rápido: Blekal IMI vs LC Four vs CR Orion


Os subcompactos estão virando uma verdadeira frebe no mundo com representantes de quase todas as marcas, e as marcas fictícias nacionais não poderiam fica de fora da festa, por isso esse mês (Janeiro) está sendo bem agitado no mundo fictício, com o lançamento do LC Four, CR Orion e Blekal IMI, todos equipados com os mais modernos motores 1.0 de 3 cilindros de suas respectivas marcas, esses carros chegam para cativar o publico popular em sua maioria jovem que está em busca e seu primeiro carro, mas ai surge a duvida: qual deles escolher? E na busca dessa resposta que iremos fazer um comparativo entre o Blekal o CR e LC, todos estão em suas versões top e linha, confira:

Desempenho e Consumo:

No teste e desempenho quem se saiu melhor foi a dupla IMI e Orion com potencias equivalentes (90cv e 89cv respectivamente) eles sempre ficavam na frete do pequeno LC, porem falando em consumo o Four nos surpreende fazendo 19Km/L na estrada sendo um dos “mil” mas eficientes do momento e o segundo melhor e o Blekal fazendo bons 16,9 Km/L e o ultimo foi o CR que fez 11Km/L (Todos foram testados usando etanol).

Nota: Blekal IMI= 8,5 LC Four=9 CR Orion= 8

Prazer ao Dirigir:

As boas respostas dos motores desses compactos surpreende destaque para o LC e CR que tem bastante torque, porem foi o Blekal se saiu muito bem no nosso teste de prazer ao dirigir, pois anda bem é silencioso, tem direção elétrica (os outros possuem hidráulica) macia e o cambio tem bons engates.

Nota: Blekal IMI= 9,5 LC Four=8,5 CR Orion= 8,5

Segurança:

Nesse quesito o melhor foi o CR Orion, pois oferece de serie na versão top de linha quatro airbags, além de ABS com EBD e cinto de três pontos para todos os passageiros, porem os outros não fazem feio, pois trazem airbag duplo, ABS com EBD (apenas o IMI traz EBD) e ESP (apenas o Four) e opcionalmente o IMI ainda pode vir com mais dois airbags de cortina (motorista+passageiro).

Nota: Blekal IMI= 9 LC Four=8,5 CR Orion= 10

Equipamentos:

O Blekal e o CR se igualam novamente, pois trazem quase os mesmos equipamentos se diferenciando apenas no ar-condicionado que o do CR é digital, já o LC vem bem mais equipado que os outros e ainda oferece teto-solar elétrico, e uma central multimídia LC NAV com tela de sete polegadas como opcional.

Nota: Blekal IMI= 9 LC Four=10 CR Orion= 9,5

Preço:

Todos em suas versões top de linha (sem cambio automático), o LC é o mais caro (34,990.00) com uma mínima diferença (540 Reais) em relação ao CR (34,450.00), e o mais Barato é o Blekal IMI com o preço de 33,765.00.

Nota: Blekal IMI= 9 LC Four=8,0 CR Orion= 8,5

TOTAL

Blekal IMI: 45 (de 50 possiveis)

CR Orion: 44,5 (de 50 Possíveis)

LC Four: 44 (de 50 Possíveis)

E, portanto quem ganha o comparativo foi o IMI seguido do Orion e por ultimo o Four.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...