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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CARRO CLASSICO:LINHA FIAT PALIO


Lançado em 1996 para substituir Uno o Palio é o segundo carro mais vendido do Brasil perdendo apenas para o Gol. Ele conseguiu ao passar dos anos se firmar no mercado como um dos carros preferidos pelos brasileiros, confira agora a história do Palio de 1996 até 2009.




O Fiat Palio foi lançado no Brasil em 1996, e impressionava pela modernidade: ao contrário de seu antecessor, o Uno, o Palio inovava com sua linhas arredondadas, frente baixa, para-brisas bastante inclinado e um belo desenho na traseira, com lanternas invadindo o vidro traseiro, de desenho irregular. Além do Brasil o Palio é vendido na China, Índia, Turquia e África do Sul. Bem mas voltando ao Brasil.


No início eram oferecidas apenas duas versões, a EL 1.5, de 76 cv e a 1.6 16V, que tinha acabamento superior, e um bom motor italiano de 106 cv, que permitia que o compacto acelera-se de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10s.



Também em 1996 era lançado o Fiat Palio Weekend como modelo 1997, contava com uma diferente propaganda que logo cativou milhares de pessoas e as levou às concessionárias. Atraídas pelas características excelentes, o design bem resolvido e os motores 1.5 e 1.6 (econômico e esportivo, na ordem), logo se tornou o modelo mais vendido de sua categoria, desbancando a Volkswagen Parati.





O Fiat Siena começou a ser fabricado na Argentina no inicio de 1997 e em julho do mesmo ano foi lançado no Brasil. De início o Siena era disponibilizado em duas versões EL versão mais simples que era equipada com motor 1.6 de 8 válvulas com 80 cv e a versão HL que contava com um motor de 1.6 litros 16v e 103 cv de potência. A versão HL além do motor mais potente trazia um acabamento melhor vindo de série com rodas de liga leve e maçanetas e retrovisores na cor da carroceria junto com airbag e freios ABS que eram oferecidos como opcionais.




A picape da linha Palio surgiu em 1998, como modelo 1999, quase três anos depois do modelo que lhe deu origem. A Strada chegou para substituir a Fiorino Pick-up e apresentava muitas qualidades em relação a ela. Era maior, mais moderna, com maior oferta de equipamentos e com capacidade de carga ampliada. Inicialmente veio apenas com cabine simples, em três diferentes versões de motorização e acabamento: a básica era a Working, equipada com motor Fiasa 1.5 de 76 cv. A intermediária era a Trekking, com motor 1.6 de oito válvulas e 92 cv. E no topo da gama estava a LX, com motor 1.6 16V de 106 cv.


A caçamba não era a maior do segmento (a da Courier continuava imbatível), mas era bem razoável, contando com 51 cm de altura, 1,29 metro de largura e 1,77 metro de comprimento (medidas internas). Um pequeno degrau no pára-choque traseiro ajudava na carga e descarga do veículo e havia oito ganchos para amarração no compartimento de carga.


Em 1999 surge a Strada Estendida, numa ousada estratégia da Fiat, que por meio de pesquisas detectara que a maior parte dos usuários não transportava grandes objetos na caçamba. Assim, em detrimento do espaço externo, a cabine ganhou 30 cm a mais, o que proporcionava 300 litros de capacidade de carga atrás dos bancos


LINHA PALIO 2000 - G2


A segunda geração do Fiat Palio foi apresentada no final do ano 2000, e já chegava as lojas como modelo 2001. A dianteira trazia um desenho totalmente novo, as mudanças também afetaram a traseira e o interior, tudo feito pela pelo renomado estúdio italiano ItalDesign de Giurgetto Giurgiaro, que alias esteve no Brasil para o lançamento do modelo.



Logo depois do Palio passar pela sua primeira reestilização, o Siena também ganhou uma nova aparência. Os faróis e a grade dianteira estavam mais estreitos e retangulares, e o capô tinha vincos acentuados. 

Na traseira, o carro ganhou lanternas maiores e no formato retangular. Após essas alterações ouve um aumento de vendas. Os motores disponíveis eram os Fire 1.0 8v com modestos 55cv,o Fire 1.0 16v com 70cv, o Fire 1.250 16v (chamado de 1.3 no Brasil por questões mercadológicas) de 80cv.
As versões Fire traziam poucos equipamento de série de fabrica já a 1.6 16v de 106cv trazia uma lista de itens mais generosa, entre eles está ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Em 2001 o Siena ganha mais um concorrente o Renault Clio Sedan que traz um porta malas de 528 litros maior que o do Siena, porém as vendas do Clio não chegaram a embalar e o Siena seguiu firme na liderança do mercado.
Em 2002 a Strada passa pelo primeiro face-lift desde o lançamento, acompanhando as linhas da então recém-lançada linha Palio. As mudanças atingiram basicamente a parte dianteira, com novos faróis, capô, pára-choques e pára-lamas.
Ainda em 2002, mas já como modelo 2003, a Strada ganha o motor 1.8 Powertrain (fruto de uma associação já finalizada entre Fiat e GM para produção conjunta de motores) de 108 cv no lugar do 1.6 16V.

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